quinta-feira, 8 de maio de 2008

Diário de Aula - 09/04/08 - 9ª Aula

Hoje discutimos sobre o texto " O papel da educação na sociedade tecnológica" que menciona como o avanço tecnológico está mudando nossa sociedade, principalmente na educação, e também pesquisamos e discutimos sobre o filme "Diários de Motocicleta" que assistimos no lançamento do projeto "América Latina e Caribe".

Pesquisa e comentário sobre o filme "Diários de Motocicleta":
-Ano: 2005
-Produção: Michael Nozek, Edgar Tenembaun, Karen Tenkhoff
-Direção: Walter Salles JR
-Roteiro: José Rivera
-Elenco: Jean Pierre Noher, Rodrigo de la Serna, Ulisses Dumont e Gael Garcia Bernal (que interpreta Che Guevara)



Diários de Motocicleta


O filme é baseado na história de Ernesto Guevara ( apelido Che, um dos maiores ícones da revolução cubana) que juntamente com seu amigo Alberto Granado resolvem percorrer a América do Sul em uma motocicleta, que não era nova e nem tão pouco segura, e durante esta aventura para os dois amigos estudantes de medicina, cujo o objetivo da viagem era pesquisas médicas, muitos fatos aconteceram, uns bem humorados com os tombos de moto que eles levaram e as aventuras amorosas de Ernesto, onde em uma delas tem que sair fugido da cidade para não apanhar do marido traído. Ernesto também era asmático e diversas vezes no filme sofre de complicações respiratórias.
Durante esta aventura o que mais marcou para o Che Guevara são os problemas sociais, econômicos e o sofrimento do povo, que ele vai relatando tudo em um diário, e o que era para ser apenas uma aventura vai mudando de forma.
Um dos fatos emocionantes que ocorrem no filme é a travessia do rio que Ernesto fez para comemorar o aniversário junto aos doentes da colônia de leprosos e também a despedida dos dois amigos, arrancando lágrimas de alguns , pois foi aí que Che Guevara percebeu que tem muito mais a fazer do que cuidar de doentes, e a experiência na colônia foi decisiva para despertar o desejo de justiça social
Enfim, é um filme que emociona e dá inicio a admiração pelo que foi o grande Che Guevara.

- O que o filme te fez sentir?
Admiração pelo Che Guevara, que até então, eu não conhecia.

- Imagem que ficou em sua mente:
A travessia do rio que o Che fez para comemorar o aniversário junto aos doentes de lepra e a despedida dos dois amigos na colônia, arrancando lágrimas de alguns.

- Uma frase de sua autoria sobre o filme assistido:
Não devemos apenas nos sentir penalizados pelo sofrimento alheio, mas fazermos desse sentimento um inicio de uma luta para mudanças.

Nenhum comentário: