quinta-feira, 8 de maio de 2008

Diário de Aula - 16/04/08 - 10ª Aula

Hoje nossa aula foi na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1325 - Centro - SBC).
Juntamente com a profª Kátya e a profª Leda assistimos a palestra "As artes indígenas e seus significados" com a Profª Drª Esther de Castro, pesquisadora do MARIUSP e docente do Centro Universitário FIEO. O assunto foi sobre as artes indígenas como sistema de cultura material a serem analisadas em seus aspectos técnicos e estéticos, nos contextos socioculturais
contemporâneos, e referente a palestra temos que fazer um relatório que servirá como atividade complementar (3 horas) e entregar para profª Kátya no dia 23/04.


Relatório de Atividades Complementares

Tema: “As artes indígenas e seus significados”

Objetivo: Apresentação das artes indígenas como sistema de cultura material a serem analisados em seus aspectos técnicos e estéticos, nos contextos socioculturais contemporâneos.


Resumo da Palestra:

Artes Indígenas

A profª Esther de Castro falou muito sobre as comunidades indígenas situadas às margens do rio Oiapoque, estado do Amapá, fronteira com a Guiana Francesa, cujo um dos grupos leva o nome de Oiapoque.
Os índios levam a arte muita a sério, inclusive há uma relação entre a arte e a sociedade e eles agrupam em suas artes: técnicas, ética e estética.

Técnica - Fazem vários objetos trançando a palha da palmeira Buriti. Existem várias maneiras de começar o trabalho, porém o trançado é feito em duas partes, essa técnica está ligada a uma concepção de mundo, onde o cosmo é dividido em duas partes correspondendo a água e a chuva, enfim, eles relacionam tudo à natureza e seus fenômenos.

Ética - Para se fazer qualquer peça para uso próprio se usam muitos critérios estabelecidos por eles, o mesmo não acontece para as peças de que a tribo não faz uso, que são feitas somente para a comercialização.

Estética – O belo é o bem feito.

Para os desenhos dos artefatos rituais banco e mastros do turé (ritual) são consultados os espíritos e são feitos pelos homens, as mulheres decoram as bordas das cuias e os desenhos produzidos saem de acordo com o espírito incorporado no momento em que estão desenhando.

Nenhum comentário: